A influência das cores nos projetos de interiores.

with Nenhum comentário

As cores exercem grande influencia em nosso estado de espírito e, consequentemente, em nosso comportamento.

color-samples-1472588

 

branco

 

O branco está ligado a higiene e a saúde. É a cor da paz, mas pode deprimir, pois está associado a hospitais.

O preto é escuridão e pode deprimir ser utilizado em excesso. Para alguns pode significar sofisticação e para outros, tristeza.

 

 

cinza

O cinza é a mistura de branco e preto e esta associada a sabedoria, ao estresse e a fadiga.

 

 

 

azul, verde, verde azulado

azul, verde, verde azulado - tons claros

azul marinho.

 

O azul, o verde-azulado e o verde, em tons claros, acalmam, relaxam e refrescam, combatendo o estresse. Tons vivos de azul podem transmitir paz. Já o azul marinho,  se utilizado em grandes áreas, pode deprimir e estimular introspecção

 

verde O verde está associado à harmonia, a honestidade, à estabilidade e à confiabilidade. Pode estimular o silencio e a concentração e não favorece discussões. Em locais de trabalho mais dinâmicos, associe-o com sua cor complementar, o laranja.

 

violeta

O violeta ajuda a desenvolver a percepção, mas em tons fortes, pode deprimir. Deve ser evitado em ambientes onde se realizem atividades que exijam dinamismo. Se utilizado para estimular a intuição, deve ser combinado com sua cor complementar, o amarelo, para estimular o cérebro e consequentemente criar uma atmosfera mais dinâmica. O tom lavanda ajuda na autoestima, além de tranquilizar e refrescar.

 

vermelho

O vermelho é dramático e vibrante. Pode estressar irritar ou transmitir sensação de claustrofobia se utilizado em tons fortes e em grandes áreas. Possui a propriedade de atuar no plano racional das pessoas, deixando-as mais diretas e objetivas. Pode estimular demais a agressividade e discussões fervorosas. Aumenta o apetite e acelera as ações, já que estimula fortemente nosso cérebro.

 

O magenta é a cor de maior vibração e com maior energia de transformação, induzindo a mudanças.

 

 

amarelo O amarelo é infantil, alegre e divertido. Estimula a criatividade, a comunicação entre as pessoas, o intelecto e o poder. Matrizes puras e vivas devem ser evitadas em ambientes muito pequenos, pois podem estimular demais nosso cérebro.

 

laranja
O laranja possui energia do vermelho e a intelectualidade do amarelo, sendo aconchegante, estimulando o otimismo e a socialização e elevando o espirito. O laranja é considerado a cor da criatividade, da alegria e do humor. É antidepressivo, mas deve ser utilizado com cuidado em pessoas que estressam ou que se agitam facilmente. Ajuda a digestão e acelera o raciocínio.


Deixe uma resposta