Temperaturas das Luzes (Cor) e como Aplicar no PROMOB

with 6 Comentários

img-temperaturasOi pessoal, tudo bem? Hoje resolvi postar uma dica sobre como usar adequadamente a iluminação nos projetos confeccionados no PROMOB.

Um ambiente com a iluminação adequada favorece diretamente na produtividade e bem estar dos indivíduos que ali estão.

Projetos com iluminações adequadas proporcionam maior realismo aos clientes e as sensações por eles esperadas, tais como, sensações de conforto, limpeza, eficiência e etc. Abaixo correlacionei às temperaturas das cores das luzes, seus efeitos e locais de aplicação para melhor ilustrarmos o que acabamos de apresentar:

Indicação de luz quente ou morna

Vamos a aplicação no Promob:

RGB (Red, Green, Blue): Essa sigla faz referência a utilização das cores vermelho, verde e azul no visualizador de cores. Através da mistura dessas cores, respectivamente, conseguimos o efeito desejado conforme descrito na tabela abaixo:

tabela de rgb de luz para software

Você irá colocar suas luminárias, pontos de luz ambiente, spot ou luz linear normalmente.

Na ferramenta Editar Luzes.editor de luz promobSelecionar a Luz com a seta de seleção.seta de seleção promob

Na lateral em cor da luz

cor da luz promobVocê pode digitar as numerações da tabela a cima direto. Ex: Digitar 255,241,224. Ou clicar no botão dos (três pontinhos)botão de edição de cor

Vai abrir a Janela:

editor de luzes (cor) promob Não precisa escolher a cor aleatóriamente, nos campos vermelho, verdrgbe e azul, digitar as numerações correspondentes do quadro RGB disponibilizado acima. Por exemplo, para a iluminação halogênea digitar: 255,241,224. Recomendo que deixe salvo essas cores, clicando em adicionar as cores personalizadas.

Clique no primeiro quadradinho branco

cores personalizadas

Na lateral digite as numerações das cores e clique no botão

botão. Repita o processo nos próximos quadrados já adicionando todas as cores para deixar salvo, toda vez que for alterar a cor da luz no projeto, não precisará digitar sempre, é só escolher as cores salvas e dar Ok. Não esqueça de mudar a intensidade da luz. Diminua a intensidade e faça um teste (Render Rápido). Faça os ajustes necessários na intensidade e demais configurações e pronto! Render Final!

Veja abaixo um degradê das temperaturas das cores e um outro modelo de tabela de variação de temperatura para  sua auxílio e facilitar a compreensão sobre o assunto de temperatura e cores das luzes.

 variação da cor da luz e suas temperaturas

tabela de variação de luz


6 Respostas

  1. Rejane Rodrigues
    | Responder

    Adorei! Trabalhar com as luzes realmente é complicado e elas fazem toda a diferença no projeto renderizado. Muito explicativo seu post, Parabéns!

  2. Sergio Arena Mota
    | Responder

    Parabéns pela dica irá ajudar muitos reles mortais como eu hehehehehe.

  3. Luiz Ferando Freitas
    | Responder

    ótima dica, Tenho que fazer este curso logo!!!

  4. Luiz Fernando Freitas
    | Responder

    Nome corrigido!!

  5. Karine Botelho
    | Responder

    Oi,
    Qual é a melhor versão do Promob pra quem trabalha bastante iluminação?

    • Ariana Braga
      | Responder

      Karine, eu uso a arch

Deixe uma resposta